Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Planejamento 3: Monte seu currículo

Depois da Primeira e Segunda partes do Planejamento Anual prontas, é hora de montar o currículo - ou melhor, começar a montá-lo.

Nesta terceira parte, o nosso objetivo é estabelecer os conteúdos da catequese para o ano. E somente os assuntos: aquilo que gostaríamos de ensinar. Sem separar material, nem nada.



Primeiro nós precisamos obter um calendário (preferencialmente de papel). Neste calendário nós marcaremos o início e o fim da catequese e os dias de encontro (que certamente já foram definidos na reunião de catequistas).

Depois, nós passamos essas datas para o currículo do planejamento anual (onde quer que você esteja fazendo o seu planejamento - papel ou computador). E logo abaixo da data, nós colocamos o assunto/tema do dia do encontro:


Muito simples, não? Bem... não! Definir os assuntos/temas dos encontros não são tão simples assim. A catequese precisa ser bem elaborada. Por isso é que o planejamento se faz para o ano todo. Se você é catequista e define os assuntos aleatoriamente e na semana do encontro, está na hora de repensar a sua organização!

Mas como definir os temas, então? A equipe de catequese da sua paróquia deve definir (se ainda não definiu) um planejamento geral de assuntos abrangendo todos os anos da catequese: desde as criancinhas até os adultos. Isso é necessário porque a catequese paroquial precisa abranger toda a doutrina católica durante os anos de catequese e também para que os assuntos não sejam tão repetitivos.

O pré-requisito básico é que o encontro anterior dê as bases para o encontro posterior. Por exemplo: você não abordará a Santíssima Trindade do nada. As crianças precisam saber previamente que Deus é o Criador de todas as coisas, que Ele é um espírito puro etc.

Atente para o seguinte: é possível organizar a catequese em todas as idades para que ela englobe todo o catecismo durante o ano. E não é algo repetitivo, pois em cada ano é possível dar um enfoque diferente (mesmo sendo o mesmo conteúdo básico) e também a maneira de ensinar será diferente, principalmente por causa das diferentes idades.

Se a sua paróquia não possui um planejamento geral, convide o coordenador da catequese para que a equipe de catequistas possa elaborar um.

Você pode encontrar alguma inspiração aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário